Projeto Shalom

Nossa
História

Missão

Cultivar projetos destinados às crianças, adolescentes, jovens, adultos e toda sua família, estimulando uma cultura de paz e convivência comunitária, prevenindo situações de risco social e promovendo acesso às políticas de educação, saúde, cultura, esporte e lazer existentes no território.

Valores

• Altruísmo e empatia com seus usuários
• Respeito à diversidade humana
• Comprometimento e cooperação em suas parcerias
• Disciplina e assiduidade com os recursos
• Transparência em suas ações

Visão

Ser, no terceiro setor, uma referência estadual em promover ações que fortaleçam o comportamento cidadão, os vínculos familiares e o trabalho comunitário.

Conheça nossa
História

Quando tudo começou...

A Ação Cristã Comunitária do Brasil, mais conhecida como “Projeto Shalom”, é uma OSC sem fins lucrativos fundada na cidade de Santo André em 1º de maio de 1994 por Ester Gomes dos Santos, seu esposo Benedito Teixeira dos Santos e um grande amigo da família Paulo Lima Calabrez.

O Projeto Shalom foi criado para efetivar ações em quatro segmentos:

• Educação infantil;

• Qualificação jovem e adulta;

• Saúde comunitária;

• Cultura, Esporte e Lazer. 

A OSC aplica diversas oficinas gratuitas reforçando a educação das crianças e adolescentes. Há também ações profissionalizantes para jovens e adultos, que buscam resgatar sua identidade como cidadão e sentir-se valorizado como ser humano bem como ações de inclusão de pessoas com deficiência e pessoas com mobilidade reduzida.

Em nossas unidades, atendemos diariamente 1.500 crianças e adolescente entre 06 a 17 anos. A região contemplada é o Grande ABC em espaços cedidos através de parcerias nas cidades da região e atualmente com o programa de extensão das parcerias, além da cidade de origem, já alcançamos 60 cidades dentro do estado de São Paulo.

Dados importantes...

São realizados 450 atendimentos semanalmente no Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculo, os beneficiários deste projeto são crianças e adolescentes de 06 a 17 anos que participam no contra turno escolar, ou seja, no horário oposto ao horário de aulas na escola, através de oficinas de: Musicalização, Contação de histórias, Línguas (Inglês e Espanhol), Educação Ambiental, Jogos pedagógicos, Vivências Recreativas e Esportivas entre outras oficinas.

Também fomos contemplados pela Fundação Volkswagen com a implantação de um consultório dentário em 2015 para atendimento gratuito de crianças e adolescentes, suas famílias e de toda a comunidade no entorno da instituição. Esse trabalho só está sendo possível, pois além da doação da empresa que equipou a sala, contamos com o atendimento de dentistas que atendem voluntariamente essa população.

A educação, a saúde da comunidade e a participação em eventos de cultura e lazer são as bases do tripé que originou o projeto e que tem como objetivo maior tornar mais justa e equilibrada a atual sociedade que é extremamente desigual.

 

Responsáveis pelo projeto

David Teixeira dos Santos, filho dos fundadores Ester Gomes e Benedito Teixeira, cresceu realizando ações sociais junto com seus pais e um amigo da família, chamado Paulo Lima Calabrez.

David assumiu a missão deles em 2013, após o falecimento dos pais se tornou o presidente efetivo e, devido à idade avançada, Sr. Paulo continuou como presidente de honra até seu falecimento em 24/03/2021.

David é Pós-graduado em Gestão de Negócios Financeiros, Bacharel em Administração de Empresas. Atuou no setor financeiro no segmento Físico e Jurídico (2006 à 2013). É Sócio Fundador da Pellizon & Teixeira Consultores (2007 até a presente data). Membro do Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Metodista (2016 à 2019) e Membro do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente do Município de Santo André, como Suplente (gestão 2017/2018) e Titular (gestão 2019/2020).

David atua diretamente na OSC “Projeto Shalom” desde sua infância, começando como voluntário e, de 2000 a 2013, na função de Primeiro Secretário e, desde então até a presente data, como Presidente da Ação Cristã Comunitária do Brasil.

Fale com o Projeto Shalom

Horário de Atendimento
Segunda a Sexta: 08h às 16h |
Sábado, Domingo e Feriados: Fechado